quarta-feira, 20 de julho de 2011

FGEI REUNE MAIS DE 70 MUNICIPIOS EM SUA PLENÁRIA MENSAL

Na última segunda-feira, dia 18/07/11, o FGEI realizou sua Plenária mensal, incluindo no turno da tarde uma mesa específica para discussão do PROINFÂNCIA. Para esta mesa de debate, contamos com a presença do MEC/COEDI e FNDE, além de representantes de entidades gaúchas ligadas à causa do direito das crianças à Educação Infantil.
O objetivo principal do encontro foi discutir no âmbito estadual o controle social sobre esta política federal voltada à ampliação do atendimento às crianças de 0 a 6 anos, envolvendo atores como os movimentos sociais, a UNDIME, a UNCME, O TCE/RS, o MPE, o CEDICA, a SEDUC, o CEED e a Comissão de Educação da AL/RS.
Os presentes destacaram  a importância da iniciativa do FGEI e avaliaram ser este um primeiro passo para um diálogo intersetorial que venha fortalecer essa política de expansão da oferta de EI, dentro das condições de qualidade referenciadas pela Res. 05/09 do CNE - DCNs para a Educação Infantil.
Do debate, destacaram-se as seguintes colocações: estas novas unidades, construídas com verbas públicas destinadas ao PROINFÂNCIA, devem manter-se públicas e gratuitas, garantindo a oferta de atendimento em tempo integral para toda a faixa etária, considerada a demanda social das famílias. E também foi reforçado, que mesmo que a Educação Infantil seja de responsabilidade prioritária dos municípios, o governo estadual precisa assumir sua parcela de responsabilidade apontada constitucionalmente com a colaboração técnica e financeira aos municípios, conforme cada realidade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário