quinta-feira, 13 de outubro de 2011

DEBATE EDUCAÇÃO INFANTIL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


No dia 11 de outubro de 2011, o FÓRUM GAÚCHO DE EDUCAÇÃO INFANTIL realizou mais uma atividade assinalando o DIA D pela Educação Infantil no Estado. Desta vez, foi uma parceria com a Assembleia Legislativa, e neste dia, representantes da coordenação colegiada do Fórum, juntamente com outros militantes pela educação das crianças de 0 até 6 anos, participaram de audiência chamada pela Deputada Estadual Ana Affonso, presidente da Subcomissão de Educação Infantil da AL/RS. O Tribunal de Contas do Estado se fez presente, na pessoa do economista Hilário Royers, que apresentou uma Radiografia da EI no RS, a partir dos dados já disponíveis no site do TCE/RS.

A Deputada apresentou dois projetos de sua autoria, aprovados pela plenária, para os quais ela buscará as assinaturas necessárias na Casa, visando garantir a aprovação dos mesmos. Um dos projetos se refere à criação de uma Frente Parlamentar em defesa da Educação Infantil, com o papel de propor, acompanhar e avaliar políticas públicas para a área no estado, em especial, o cumprimento das metas do novo PNE. O outro projeto se refere à criação de um dia estadual de luta pela Educação Infantil,  dentro da Semana da Criança, marcando-se no calendário do estado uma data para ações de mobilização e visibilidade em relação às políticas para a área.
A coordenação do FGEI ressaltou a importância das iniciativas, mas destacou que além destas ações, é necessário que, de fato, os parlamentares se engajem na defesa das conquistas da área, muitas das quais se encontram fragilizadas em função do panorama politico e econômico atual. A questão do financiamento para a educação infantil, de forma a atender aos critérios de qualidade já construídos para a educação das crianças pequenas foi outro ponto reforçado: nesse sentido, a luta nacional pelos 10% do PIB para a educação pública precisa ser uma bandeira de luta também dos parlamentares, materializando o compromisso dos mesmos com a garantia do direito à educação infantil."

Malu Flores
Coordenação Colegiada FGEI/MIEIB
UFRGS






Nenhum comentário:

Postar um comentário