quinta-feira, 6 de julho de 2017

DIVULGAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO ESCUTA: SONORIDADES POÉTICAS EM MOVIMENTO

ESCUTA: SONORIDADES POÉTICAS EM MOVIMENTO

Módulo I: Música no Museu
Data: 10/07
Hora: 14:00 às 16:00
Atividade Gratuita – Curso de Extensão - Certificado de Horas Complementares
Local: Museu da UFRGS, Osvaldo Aranha 277
Coordenação: Dulcimarta Lemos Lino
MUSICA NO MUSEU: a ação propõe um processo de experimentação poética no espaço-lugar sonoro do Museu da UFRGS para exercitar-se nos processos de escuta e criação tendo o corpo e a paisagem sonora como instrumentos musicais por excelência do fazer docente. Isso porque, “saber orientar-se numa cidade não significa muito. No entanto, perder-se numa cidade, como alguém se perde numa floresta, requer instrução” (BENJAMIN, 1995b, p.73). Ao movimentar o ouvido pensante dos participantes,a improvisação convida o gesto a desenhar o som, provando o exercício de instrução para deslocar opróprio espaço de existência e sublinhar todas as músicas da música. Tal atividade sublinhaa potência da Música em estado de encontro com a Pedagogia como Gesto Poético de Linguagem.
Ministrante: Gabriel Gorski e Duda CunhaColetivo do Espaço de Criação Musical)

Gabriel Gorski:Guitarrista e violonista bacharel em música (habilitação violão) pela UFRGS. Em 2008, ingressou no curso de Bacharelado em Violão, onde obteve seu diploma sobre a orientação de Daniel Wolff. Realizou masterclasses com diversos violonistas, entre eles: Eduardo Isaac(Argentina), Mario Ulloa (Costa Rica), Frank Bungarten (Alemanha), Anton Vanderborght (Bélgica) e Renato Serrano (Chile). Ainda dentro da Universidade, trabalhou com o projeto de extensão “Oficina de Teoria e Percepção (OTP)”, onde ministrou aulas teoria e percepção musical visando a preparação de alunos para a prova específica do concurso vestibular. Como instrumentista, integrou o “Coletivo de Música Popular da UFRGS”. Entre 2011 e 2014, fez parte do grupo de choro Mãe do Badanha, como bandolinista e guitarrista. Desde 2010, integra o Grupo Trilho de Teatro Popular, compondo trilhas e apresentando peças em Porto Alegre, diversas cidades do Brasil e exterior. Desde 2009, participa do Grupo UPA que, sob a regência de Federico Trindade, fez apresentações em Porto Alegre, Montevidéu (Uruguai) e La Plata (Argentina). Já acompanhou diversos artistas da cena musical de Porto Alegre, entre eles: Tiago Rubens, Sander Fróis, Chimarruts, Raquel Leão, Tati Portella, Carmen Corrêa, André Paz, Bibiana Petek e Roger Wiest. Junto com Filipe Narcizo, Duda Cunha e Nê Kisiolar, forma o grupo MOIO que desenvolve um repertório autoral de música instrumental.
Duda Cunha:Músico, compositor, baterista e percussionista. Em 2014 conquista o “Prêmio Açorianos de Música” pela trilha sonora da peça "Qual Diferença Entre o Charme e o Funk”. Baterista da Banda Chama Violeta, Banda Moio, Banda Elisa Meneghetti e os Balagandãs. Premio Fumproarte 2013.. Atua como percussionista nas aulas de Dança Afro-Brasileira Contemporânea com a dançarina e professora Roberta Campos. Atua na trilha sonora das aulas regulares e oficinas na Casa Cultural Tony Petzold; em workshops com professores convidados em diferentes performances. Percussionista: Nomadic College 2015, Workshop de Afro expressionismo do Benin com a bailarina e professora Francesca Pedulla (Itália). Atuou com a trilha sonora das aulas ao lado de Eric Nazarie (Benin/Africa), e Frey Faust (EUA). Professor de bateria no Coletivo do Espaço de Criação Musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário